O Linux é uma família de sistemas operativos da família Unix, baseados no kernel Linux. São usados tanto em computadores pessoais como em servidores, e temos como exemplos de distribuições, a Red Hat, Ubuntu, CentOS, Slackware, Suse Linux, Debian, Caixa Mágica, etc...
O Linux é o perfeito exemplo do que é um software gratuito e de open source, em que o seu código fonte pode ser modificado, redistribuído e usado por toda a gente.
O nome Linux vem do kernel Linux, que obteve o seu nome do seu criador Linus Torvalds, que o criou em 1991. A maioria das aplicações e livrarias do Linux vêm do sistema operativo GNU, começado em 1983 por Richard Stallman, e é devido a essa grande contribuição por parte da comunidade GNU que o Linux se desenvolveu tanto e se tornou tão popular, e é a razão do frequentemente usado nomem GNU/Linux.
Grandes empresas usam o Linux quer como estações de trabalho, quer como servidores, ou mesmo máquinas de desenvolvimento de programas para sistemas operativos Unix muitas vezes, e é usado por todo o tipo de computadores pessoais e hardwares hoje em dia, incluindo até consolas de jogo como as Playstations, e até aparelhos como routers.
Os comandos do Linux são mesmo muitos, tanto que muitos deles são aplicações externas que poderão estar já por defeito em determinadas distribuições mas que poderão ter de ser instaladas à mão em outras, como o nmap que é um comando que não passa de uma aplicação bastante eficaz usada para por exemplo fazer portscans. Por esse motivo é difícil expor todos os comandos, razão pela qual serão expostos neste website os principais.
Os comandos abaixo são muito poucos, eu quero ver se um dia coloco aqui mais comandos, que tinha este site abandonado há décadas.
Deixo cá na mesma em primeiro lugar uma playlist com alguns vídeos em que ensino a mexer no Terminal de Linux: Curso de Terminal de Linux
Vou deixar os vídeos aqui também, alguns dos já feitos, mas como o site está meio esquecido, consultem a lista acima para ver novos:
O Software usado no vídeo acima, com que podem praticar em Linux, encontra-se em: Projecto Knowledge Tester for Linux
A velha página (que aumentarei um dia pois está super incompleta, visitem este site daqui a umas semanas ou meses), está abaixo:
Comandos Linux - Lista Rápida de Comandos para Linux/UNIX
Ferramentas de Programação
as
Assembler, mas específico à arquitectura de cada máquina
awk
Procura de padrões e linguagem de processamento
bc
Calculadora online
cc
Compilador C
csh
Intérprete de comandos da C shell
dbx
Programa de debugging a nível de código fonte
f77
Compilador Fortran
gdb
Debugger de projectos GNU
gprof
Mostra o perfil de rotinas invocadas
ld
O UNIX loader
lex
Gera programas de análise léxica
lint
Verifica códigos fonte em C
make
Ferramenta de instalação e compilação de grandes aplicações
maple
Programa de Matemática Simbólica, ou Symbolic Mathematics program
math
Programa de Matemática Simbólica, ou Symbolic Mathematics program
nice
Correr um comando em baixa prioridade (mais ajuda digitando man nice ou man csh)
nohup
Correr um comando que esteja imune a possíveis hangups
pc
Compilador de Pascal (xlp em ADS)
perl
Intérprete de comandos da popular linguagem de programação Perl
prof
Exibe os dados de perfil
python
Intérprete de comandos da linguagem de programação Python
sh
Intérprete de comandos da shell Bourne
yacc
Gera input parsing programs
xcalc
Calculadora gráfica no ambiente X
Há semelhanças entre o MS-DOS e o Linux?
Sendo facto concordado por muitos que o MS-DOS se trata em parte de uma cópia dos sistemas Unix bem mais antigos, terá o MS-DOS bastantes semelhanças com os sistemas da família UNIX, como será o Linux. Vejamos algumas semelhanças ou mesmo comandos diferentes mas com funções similares:
MS-DOS
Linux/UNIX
attrib
chmod
backup
tar
cd
cd
date
date
dir
ls
cls
clear
copy
cp
del
rm
deltree
rm -R
edit
vi/pico/joe
exit
exit
format
fdformat
ipconfig
ifconfig
mkdir/md
mkdir
more < file
more file
move
rename/mv
netstat
netstat
ping
ping
rmdir
rmdir
time
time
tracert
traceroute
type
cat/less
win
startx
Entre muitas outras semelhanças, para não falar dos utilitários como ftp, telnet, etc, ou não fosse o MS-DOS muito baseado no UNIX, apesar de não ser sequer minimamente tão poderoso quanto este último.